OFICINAS
mutoscópio
O mutoscópio é um aparelho cinematográfico que representa uma mini película através da composição de imagens. Os participantes desenvolvem um mutoscópio (individual ou em grupo) que trará uma história a ser criada utilizando colagens e/ou desenhos.
A oficina é dividida em três momentos: ¹confecção do mutoscópio, ²criação das histórias e ³finalização. Cada momento com duração de no mínimo 4 horas, auxiliará o participante a desenvolver uma metodologia de criação de histórias a partir do uso de um instrumento cinematográfico.
corpo e matéria
Compartilhar a pele. Experimentos de criação cênica com objetos e bonecos híbridizados ao corpo. O corpo é pergunta e resposta, é processo e descoberta em uma vivência com bonecos e pedaços de bonecos. Braços, cabeças, pernas, troncos, tecidos e roupas adaptadas para explorar possibilidades cênicas a partir do encontro desses elementos com os corpos dos participantes.
escultura e modelagem de miniaturas
primeiro contato ou nao com a argila e as diferentes massas de modelar, um pequeno ou um grande momento de criaçao de criaturas em miniatura. de acordo com o publico e o tempo disponivel, vamos mais profundamente nas possibilidades de criar articulaçoes para os personagens recem nascidos, assim como suas historias.
corpos residuais
A proposta é estabelecer um diálogo acerca do descarte irregular dos resíduos sólidos produzidos diariamente para promover uma consciência ambiental. Colocamos em prática o reaproveitamento criativo através da reciclagem de materiais como sacolas plásticas, caixas de papelão diversas, embalagens, lixos eletrônicos, etc, para a confecção de máscaras, figurinos e bonecos. A partir de questionamentos disparadores, os participantes constroem seus personagens. O workshop culmina com as novas criaturas em uma intervenção urbana pela cidade.
construção de máscara
Oficina de confecção e estilização de máscaras para criação de personagens a partir dos moldes de seus próprios rostos. As crianças irão construir e levar para casa meias-máscaras expressivas feitas por elas mesmas sob medida!
vivência de máscara
cada momento da oficina traz uma proposta de atividades referente a iniciação na técnica de manipulação de meia-máscaras expressivas, tendo como foco a criação de personagem a partir da construção corporal, utilizando das referências que cada participantes traz. São trabalhados a percepção corporal e imaginário dos participantes colocando-os em contato com a máscara e a efetivação da proposta por meio da montagem de uma pequena cena, realizada por grupos de dois ou três integrantes e apresentada para os outros participantes da oficina.