top of page

​

 

 

site

​

instagram

​

Rakoo de Andrade

Raquel Mützenberg vulgo Rakoo de Andrade é uma marionetista e performer de plástico, ela se desdobra em universos performativos na fronteira do corpo-objeto e do boneco.

 

Formada pela École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette (2021, França), é acompanhada pelo Jardin Parallèle - local de fabrico e companheirismo (2021-2022) e pela La Fileuse Friche Artistique, para desenvolver o projeto 'Le Vide entre a cabeça e o rabo' e estrutura o Coletivo Artístico Spectrolab na França. Rakoo também utiliza em seus impulsos artísticos a bagagem da graduação em Comunicação Social (2012) e do mestrado em Estudos da Cultura Contemporânea (UFMT), em uma linha de pesquisa em Poéticas Contemporâneas com pesquisas sobre a performance, o espaço público e o boneco ( 2016).

​

 

Em 2017, Rakoo circulou com a performance solo MAIÊUTICA na turnê do Sesc Palco Giratório por 43 cidades do Brasil. Sua jornada como exploradora das artes dos bonecos na América do Sul a levou a conhecer em workshops entre 2014 e 2016 as marionetistas e encenadoras Natacha Belova e Tita Iacobelli; jogador sombra Alexandre Fávero; os marionetistas Carolina Garcia, Paulo Balardim, Mario de Ballenti, Roberto White; o LUME - centro de investigações cênicas da Universidade Estadual de Campinas; o Teatro Odin em workshop com Eugênio Barba. Seus primeiros passos nas artes cênicas foram com o Cie Teatro Mosaico (2006 a 2012) dirigido por Sandro Lucose - criação e turnê do espetáculo "Anjo Negro" Sesc Palco Giratório 2012.

​

​

LINGUAGENS

Artes cênicas - Intervenção urbana - Audiovisual 

​​

PALAVRAS-CHAVE​

Corpo hibrido - dissociaçao -  colagem

​​

POÉTICAS DE INTERESSE

Artes hibridas - Teatro de animaçao contemporâneo - Processos Criativos - criaçao coletiva - ​fronteiras entre o real e o irreal 

​

PRINCIPAIS TRABALHOS

. O vazio entre a cabeça e a cauda, performance solo, criaçao 2020

. Maiêutica, performance solo, criaçao 2016, turnê 2017 na Mostra Sesc Palco Giratório (43 cidades).

. Agustino Peixe Grande, performance solo, criaçao 2014, turnês 2015 e 2017

​

bottom of page